17nov 2015

0

21881

SEU E-COMMERCE ESTÁ PREPARADO PARA A BLACK FRIDAY?

WAA, WAF by Fernanda Leite
capa_blog_blackfriday

A Black Friday chegou no Brasil em 2010 e hoje é considerada uma das datas mais importantes para o varejo. Em 2014, o evento faturou R$ 1,16 bilhão apenas no e-commerce (equivalente a mais de 3% da venda anual em apenas 1 dia).

Dentre as 12 mil reclamações enviadas ao site Reclame Aqui no último ano (2014), a maior parte foi com relação às dificuldades de acesso e finalização de compra. Neste dia, um dos maiores desafios das redes varejistas é manter o site funcionando 24h devido à sobrecarga de acessos.

infografico_blckfriday-01

Edições anteriores registram que e-commerces brasileiros recebem aproximadamente 20 vezes mais visitas no dia da Black Friday se comparado a dias comuns.

 

Estimativas

Este ano, o evento acontece no dia 27 de novembro e tem tudo para ser o maior da história do país. A estimativa para 2015, de acordo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), é que a Black Friday movimente cerca de R$ 1,31 bilhão. Isto porque, de acordo com Claudia Sciama, Diretora de Negócios para Varejo do Google Brasil, os varejistas estão contando com a Black Friday para bater suas metas, já que o comércio tem sido prejudicado pela crise econômica.

Além disso, os consumidores também estão esperando pela data para fazer um bom negócio. Confira os itens que serão mais procurados em 2015, segundo pesquisa da consultoria Conversion realizada com mais de 200 consumidores online:

infografico_blckfriday-02

Datas como essa são propícias a receber ataques digitais e sobrecargas de acessos, que podem derrubar toda a operação do seu e-commerce e prejudicar os seus negócios. Para proteger e otimizar a performance da sua infraestrutura, a UPX oferece as soluções de Web Application Firewall e Web Application Accelerator.

 

WAF – Web Application Firewall

 

Para evitar que o seu website saia do ar, o WAF da UPX oferece uma camada altamente escalável de proteção contra ataques às aplicações web, reduzindo e bloqueando os ataques à infraestrutura de origem, aliviando a carga da arquitetura de segurança já existente. Essa ferramenta controla os acessos ao website, diferenciando visitantes reais de bots, permitindo a chegada apenas do tráfego legítimo ao website.

Bots são aplicações que simulam ações humanas repetidas vezes de maneira padrão. Eles atacam websites vulneráveis, roubando dados e sobrecarregando o tráfego. Em dias como a Black Friday, os ataques tendem a ser mais frequentes, pois a disputa pelo consumidor na rede é muito maior.

Com a ferramenta WAF você impede que softwares mal intencionados alcancem o seu website, tornando-o mais confiável e disponível aos usuários. Além disso, você reduz custos com banda, infraestrutura, recursos operacionais, entre outros, otimizando gastos com segurança de hardware e software. Como resultado, você proporciona uma ótima experiência ao consumidor e garante excelente desempenho em um dos eventos mais importantes para o varejo brasileiro.

 

WAA – Web Application Accelerator

 

O WAA é uma solução que acelera a entrega de dados na internet até o usuário. Isso acontece porque o conteúdo do seu website (imagem, texto etc) fica armazenado nos servidores da UPX localizados ao redor do mundo. Portanto, toda vez que for solicitado, ele será entregue pelo servidor geograficamente mais próximo do usuário, e não pelo servidor de origem, evitando a sobrecarga de acessos em um único local.

Com o WAA da UPX você evita que os usuários abandonem o seu website devido à lentidão, proporcionando uma ótima experiência aos seus clientes. Além de concluir com êxito a compra num dia excepcional como a Black Friday, haverá mais chances de que ele retorne ao seu e-commerce para futuras compras.

Além disso, você também reduz custos, pois diminui as necessidades de banda IP e de investimentos na infraestrutra de processamento. O resultado é um site muito mais rápido e clientes satisfeitos.


Quer proteger o seu website e garantir melhor desempenho na Black Friday? Entre em contato com a UPX e saiba mais sobre as nossas soluções WAF e WAA!