20set. 2016

0

79

QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL – SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA?

capa-blog_Quarta-Revolução-Industrial

Caracterizada por sua natureza hiperconectada devido à Internet, a Quarta Revolução Industrial (ou Indústria 4.0) é uma revolução digital que representa a Internet das Coisas (IoT) aplicada ao processo de fabricação. Ela permite que as pessoas consumam e interajam com informações de maneiras diferentes (através de softwares, por exemplo), dispensando cada vez mais a necessidade de intervenção humana em determinados processos.

Hoje, algumas tecnologias desenvolvidas na Terceira Revolução Industrial estão sendo aperfeiçoadas, e essa nova realidade com forte presença de tecnologias digitais está impactando nas empresas e na maneira com que a economia afeta as pessoas. De acordo com relatório da BCG (Boston Consulting Group), existem 9 principais tecnologias da indústria 4.0 (Fonte: FDC):

Robôs automatizados: além das funções atuais, futuramente, serão capazes de interagir com outras máquinas e com os humanos, tornando-se mais flexíveis e cooperativos. 

Manufatura aditiva: produção de peças, por meio de impressoras 3D, que moldam o produto por meio de adição de matéria-prima, sem o uso de moldes físicos.

Simulação: permite operadores testarem e otimizarem processos e produtos ainda na fase de concepção, diminuindo os custos e o tempo de criação.

Integração horizontal e vertical de sistemas: sistemas de TI que integram uma cadeia de valor automatizada, por meio da digitalização de dados.

Internet das Coisas Industrial: conectar máquinas, por meio de sensores e dispositivos, a uma rede de computadores, possibilitando a centralização e a automação do controle e da produção.

Big Data e Analytics: identifica falhas nos processos da empresa, ajuda a otimizar a qualidade da produção, economiza energia e torna mais eficiente a utilização de recursos na produção.

Nuvem: banco de dados criado pelo usuário, capaz de ser acessado de qualquer lugar do mundo, por meio de uma infinidade de dispositivos conectados à internet.

Segurança cibernética: meios de comunicação cada vez mais confiáveis e sofisticados.

Realidade aumentada (“Augmented Reality”): sistemas baseados nesta tecnologia executam uma variedade de serviços, como selecionar peças em um armazém e enviar instruções de reparação por meio de dispositivos móveis.

É preciso proteger e otimizar os seus negócios

Para acompanhar essas tendências, é preciso inovar continuamente e se adaptar a este novo padrão de indústria. Muitas empresas já estão utilizando dados e tecnologias baseadas na nuvem para melhorar a performance de seus serviços e, consequentemente, otimizar seus negócios.

A estimativa é que até 2020 haja cerca de 50 bilhões de dispositivos conectados à Internet. Com isso, aumenta-se também os riscos de ataques digitais (como os ataques DDoS, por exemplo). Por não possuir canais de comunicação seguros e permanecerem ligados na maior parte do tempo, esses dispositivos são utilizados como bots dedicados para atacar sites.

Conheça a UPX Technologies

A UPX Technologies é uma empresa de infraestrutura e tecnologia especializada em oferecer soluções de segurança e performance de internet. Seus serviços baseados na nuvem protegem aplicações web, Data Centers, provedores de internet, entre outros, contra a nova demanda de ameaças que vem surgindo com o aumento da tecnologia. Fale com nossos especialistas para maiores informações!

UPX Technologies | Fale conosco