02jun 2016

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O QUE É OMNICHANNEL?

CDN, WAA, WAF by Fernanda Leite
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Imagine a seguinte situação: Carlos precisa comprar um tênis. Depois de fazer algumas buscas pelo produto na internet, ele finalmente encontra uma loja virtual que oferece exatamente o modelo ideal e que cabe no seu orçamento. Ao invés de efetuar a compra online, ele opta por ir até a loja física experimentar o calçado primeiro e, só depois, efetuar o pagamento presencialmente.

Você percebe que neste processo de compra foram utilizados dois canais diferentes, a loja online e a loja física? Isso é Omnichannel: a integração de mais de um canal na realização de uma única compra. O objetivo é melhorar a experiência do usuário com a marca, oferecendo diferentes canais de comunicação, como: loja física, loja online, e-mail marketing, atendimento por telefone, mobile commerce, redes sociais, entre outros.

Entretanto, não basta sair por aí oferecendo uma infinidade de canais para se relacionar com o consumidor. É fundamental que todos os canais estejam interligados e falando a mesma língua, a fim de que não haja falhas de comunicação e desentendimentos entre os ambientes online e offline. Afinal, o objetivo é que um canal sirva de apoio ao outro.

Aproveite as oportunidades que o Omnichannel oferece

Este processo proporcionou diversas vantagens e oportunidades que podem ser aproveitadas para converter mais vendas no e-commerce. Veja a seguir algumas delas:

#1 De acordo com a IDC Retail Insights, os consumidores Omnichannel gastam entre 15% e 30% a mais do que os consumidores multichannel. Isso acontece porque, quando utilizados corretamente, os canais influenciam positivamente na decisão de compra do cliente.

#2 Segundo uma pesquisa realizada pela E-bit/Buscapé, em 2015, 67% dos entevistados responderam que o frete alto é o fator que mais incomoda na hora de comprar pela internet.  O Omnichannel permite ao usuário a possibilidade de comprar online e retirar o produto na loja física, dispensando o frete.

#3 A mesma pesquisa citada acima revelou também que, 56% dos entrevistados afirmaram se incomodar com o fato de não poder experimentar o produto antes de comprá-lo online. O Omnichannel permite que o consumidor pesquise sobre o produto na internet e vá até a loja física para experimentá-lo.


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