24maio 2016

0

346

O QUE É HACKTIVISMO E POR QUE AS EMPRESAS PRECISAM SE PROTEGER?

capa-blog_investir_hacktivismo

O hacktivismo (junção das palavras hacker e ativismo) é uma forma de protesto contra governos e empresas, promovendo ideias com relação à liberdade política e de expressão, direitos humanos, ética, entre outras. Embora exista desde os anos 90, esse termo se popularizou somente em meados de 2003 com o surgimento do grupo Anonymous (conhecido principalmente por suas práticas de ciberativismo).

O hacktivismo vai além de invadir e derrubar sites, pois o objetivo por trás de toda a operação é contestar uma causa e gerar impacto. Através de ataques distribuídos de negação de serviço (os famosos ataques DDoS), por exemplo, o atacante envia um grande número de requisições ao servidor do alvo, congestionando o tráfego e derrubando o seu serviço por tempo indeterminado. Websites já chegaram a ficar horas e até dias fora do ar.

A questão é que nem sempre a empresa atacada é responsável pela causa a qual os hackers estão protestando. Na maioria das vezes elas se tornam vítimas por efeito colateral, ou seja, simplesmente por serem corporações reconhecidas por grande parte da população, tornando o impacto da ação ainda maior.

Cada vez mais comum, essa prática é perigosa pois nunca se sabe quando ou porque uma empresa pode ser atacada. Sendo assim, a melhor solução é investir em soluções de segurança que mitigam e bloqueiam essas ataques (caso eles venham a acontecer), evitando que o hacktivismo provoque grandes estragos na operação.

Conheça as nossas soluções de proteção contra ataques DDoS nas camadas 3, 4 e 7 da internet:

IP Transit Security | Web Application Firewall


Para mais informações, fale com nossos especialistas!

UPX Technologies | Fale conosco