20jul. 2015

0

1813

O QUE CAUSA DELAY NO STREAMING?

Streaming by Fernanda Leite
capa

No Streaming ao vivo um dos fatores de muita dúvida é sobre o delay nas transmissões. Para isso preparamos este post com explicações sobre o que causa o Delay e dicas para amenizá-lo no seu Streaming. Vem ver!

 

Mas, o que é Delay?

Delay é o termo técnico usado para designar o retardo de sinais em circuitos eletrônicos, geralmente o atraso nas transmissões.

Ele acontece em diversos meios de comunicação, rádios, tv’s, internet etc. Quem nunca ouviu um grito de gol do vizinho antes de acontecer na tua TV? Isto é causado pelo Delay.

Hoje vamos falar especificamente do Delay no Streaming.

 

Delay no Streaming

O Delay no Streaming ocorre por causa da largura de banda insuficiente em relação a taxa de Bitrate (qualidade) escolhida causando o indesejado Delay. Ou seja, se sua internet for ruim, o upload da sua internet for baixo e a qualidade de bitrate escolhido for alta, haverá Delay, é simples!

 

O que fazer?

 

#1 Quanto ao upload de internet

Sempre que fizer um Streaming, você precisa ter um upload de internet no mínimo 2 vezes maior que a qualidade de Bitrate escolhido. É importante falar que pela regra da ANATEL a operadora tem o padrão de entregar 10% do contratado ou seja, se tem 30MB/s normalmente se tem 3Mb/s de upload.

#2 Compatibilidade dos equipamentos

Verificar a compatibilidade de todos os equipamentos de hardware envolvidos no processo de transmissão. Por exemplo, escolher uma placa de captura adequada a sua necessidade e aos seus equipamentos existentes. Computador, placa de captura, encoder etc.

#3 Conexões e rotas

É importante verificar as conexões e rotas dos servidores responsáveis por distribuir o conteúdo, pois isso é um fator que influencia diretamente no Streaming, gerando delay. Exemplo: quanto menor a latência da conexão entre a entrega do conteúdo e o usuário final, melhor será o Streaming.

Existem casos em que o Delay acontece por decorrência dos equipamentos, e não na distribuição de mídia ou na internet.

Espero que tenham gostado, deixem seus comentários. Até mais!