28mar. 2016

0

155

O DIA DO CONSUMIDOR E O IMPACTO DAS DATAS SAZONAIS NO E-COMMERCE

capa-blog_dia-consumidor

O Dia do Consumidor, comemorado todo dia 15 de março, surgiu nos Estados Unidos em favor dos direitos do consumidor. Hoje a data já é reconhecida internacionalmente pela ONU e o comércio aproveita a oportunidade para oferecer descontos e promoções aos seus clientes, principalmente na internet.

De acordo com dados divulgados pela E-bit/Buscapé, neste ano (2016) foi registrado um número de pedidos 19% maior se comparado ao ano de 2015. Além disso, cerca de 52.174 pessoas foram incentivadas pela ação a realizar a sua primeira compra online. Esses dados revelam que, mesmo com a situação política-econômica vivida atualmente no Brasil, as pessoas não deixaram de investir nas compras online. Aliás, já falamos anteriormente aqui no blog sobre a expectativa de crescimento do e-commerce para este ano (veja aqui).

Datas sazonais sempre foram uma grande oportunidade de movimentar os negócios. Períodos que antecedem o Natal, dia das mães, dia dos pais e dia dos namorados, por exemplo, costumam registrar um aumento significativo nas vendas, inclusive no comércio eletrônico. Existem até datas criadas especificamente para otimizar as vendas online, como a Black Friday e o Dia do Frete grátis, por exemplo.

De fato, qualquer data pode ser utilizada para criar ações que movimentem o e-commerce. O importante é que haja um planejamento para que todas elas sejam programadas com antecedência. Além disso, existe outra questão importante que não deve ser deixada de lado: a infraestrutura do e-commerce. Quando você convida um número grande de usuários a visitar o seu website, ele precisa estar devidamente preparado.

Sobrecarga de tráfego, invasões de hackers, ataques de bots e roubo de dados são alguns dos problemas que podem levar todo o seu esforço e planejamento por água abaixo. Por isso, é de suma importância que haja investimentos não só nas ações, mas também em tecnologia, a fim de garantir segurança e desempenho para suas operações.

Conheça nossas soluções de infraestrutura e performance de internet. Clique aqui!