17mar 2015

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MARKETING E TI: MÉTRICAS E IMPACTOS COM A VELOCIDADE DO SITE

CDN by Fernanda Leite
capa

Atualmente o desempenho web tem sido uma das variáveis mais importantes para um site. O conteúdo do site, a otimização da página, o SEO, todos esses tópicos andando em conjunto para um ótimo trabalho comercial online. O que fica muito claro para nós, é que as duas áreas: Marketing e TI (Tecnologia da Informação), atualmente, não podem trabalhar separadas. A velocidade do site tem um impacto direto e mensurável sobre a taxa de conversão, receita e envolvimento dos usuários. Hoje em dia, empresas e consumidores tem uma visão totalmente diferente comparada a de antigamente. Antes, as empresas que eram preocupadas com a velocidade do site davam importância às métricas específicas de desempenho. Agora o foco mudou, donos de sites começaram a entender a relação entre a velocidade do site e o envolvimento do usuário, enfatizando cada vez mais as métricas de engajamento, tempo de carregamento do site, taxa de rejeição e taxa de conversão.

A relação entre o Marketing e a velocidade do site.

Muitos comerciantes online ainda não consideram a velocidade do site como um fator importante. Eles apenas aceitam que é importante a velocidade da página na hora da venda efetiva, depois de clicar no botão ‘comprar’, mesmo assim, este é uma preocupação que fica nos últimos tópicos da lista de prioridades de atenção deste empresário.

Mas é realmente crucial para as métricas de marketing, um site com um bom desempenho de velocidade, pois todos os visitantes do site buscam uma boa experiência de navegação, que seja rápida para atender as suas expectativas. Veja alguns números que provam essa importância.

#1 Velocidade do site impactando no seu tráfego

Proprietários de e-commerces buscam cada vez mais tráfego de usuários no seu site, mas não importa a quantidade de tráfego, se o seu site é lento e não proporciona uma boa experiência. Um visitante não satisfeito provavelmente não voltará. Um site com mais de três segundos de carregamento pode gerar grande prejuízo, pois 40% dos visitantes abandonarão o site depois desse tempo e 80% desses visitantes não retornarão. Além disso, 74% dos visitantes de mobile abandonarão o site mobile que leva mais de cinco segundos para carregar. Fonte: (Econsultancy).

#2 Velocidade de carregamento da página impactando na conversão do site

velocidade de carregamento da página

Cada segundo a mais no tempo de carregamento do site, equivale uma perda de 7% a cada segundo nas conversões. O Mozilla fez um pesquisa em que, diminuindo dois segundos do tempo de carregamento da página de destino do usuário, resultou em um aumento de 15,4% de conversões, o que significa 60 milhões de downloads a mais por ano. Incrível né? Isso com apenas uma diferença de dois segundos! Portanto qualquer melhoria no impacto que você fizer, tem um grande potencial de melhorar o seu negócio.

#3 Velocidade do site impactando no seu engajamento

Manter um usuário envolvido com seu site tem um impacto direto sobre a taxa de conversão, da sua receita e entre outras métricas de marketing. Um atraso de um segundo no tempo de resposta pode resultar em 11% a menos de páginas vistas e uma perda de 16% na satisfação do cliente. Além disso, 40% dos compradores online sentirão que o fator mais influente para revisitar um site, é se ele carregará rapidamente.

Qual caminho devo seguir?

Agora ficou muito claro que nada é melhor do que ter um site com uma velocidade elevada para o seu cliente. Coloque como seu principal objetivo fazer com que seu site carregue dentro de três segundos. Depois disso, melhoria de velocidade do site proporcionará otimização na taxa de conversão e trará um aumento no ROI (Retorno sobre Investimento).

Para ajudar vocês nessa questão de melhorar a velocidade do seu site, preparamos algumas dicas de otimização.

Lembrando que os dois objetivos principais na abordagem de otimização de desempenho são: a redução do número de pedidos de ativos em um site e a redução do ‘peso’ do site. Ao fazer isso, seu site terá menos pedidos enviados para o servidor para se recuperar, e eles não ‘pesarão’ o site durante o carregamento.

Confira as cinco das principais táticas para começar a otimizar seu site com a velocidade e o engajamento:

#1 Utilizar uma CDN (Content Delivery Network)

Implementar uma CDN (rede de distribuição de conteúdo) vai ajudar a entregar mais rápido os arquivos estáticos do seu site. A entrega dos conteúdos utilizando a CDN é feita por localizações geográficas. Quando um usuário entra em seu site, os arquivos (imagens, arquivos estáticos) são entregues a partir do Data Center mais próximo dele, reduzindo o ping e a latência. Assim, seu conteúdo é entregue bem mais rápido para o usuário final. É um ótimo investimento; com implementação prática e básica, especialmente em um site desenvolvido em WordPress. Redimensionar todas as imagens irá automaticamente aumentar a velocidade do seu site, para isso indicamos o processador chamado ImageAlpha. Outra alternativa é combinar os arquivos CSS manualmente, ou através de um dos plug-ins que também ajudam.

#2 Eliminar os erros 404

O erro 404 é um código de resposta HTTP que indica que o cliente pôde comunicar com o servidor, mas ou o servidor não pôde encontrar o que foi pedido, ou foi configurado para não cumprir o pedido e não revelar a razão ou a página não existe mais. Tirar esse erro do seu site é a maneira mais fácil de começar a melhor o desempenho do site na área de trabalho e no celular. Quaisquer erros 404 vão aumentar a sua taxa de rejeição do site e provavelmente com isso perder tráfego. Para diagnosticar facilmente esse erro você pode usar o Google Wabmaster Tools.

#3 Otimizar imagens

otimizar imagens

Usuários e comerciantes sempre buscam belas imagens em alta resolução para os sites. Hoje em dia há uma maior numero de sites com grandes efeitos visuais o que coloca maior dificuldade sobre o tempo de carregamento de um site e infraestrutura. Mas felizmente existem ótimas maneiras de otimizar suas imagens.

Uma maneira que você pode reduzir o tamanho do arquivo de imagem é usando o “Save for Web” comando no Adobe Photoshop. Ao usar este comando, você quer ajustar a imagem ao tamanho menor de arquivo aceitável, mantendo-se atento para a qualidade de imagem.

Se você não tiver o Adobe Photoshop, existem inúmeras ferramentas on-line que você pode usar para edição de imagem. Adobe ainda tem um aplicativo de edição de imagem on-line em photoshop.com . Esta ferramenta online não tem todos os recursos da versão desktop do Adobe Photoshop, mas abrange todos os conceitos básicos de edição de imagem e não custa um braço e uma perna.

Outros impressionantes ferramentas de edição de imagem on-line são:

Pixlr – é super fácil de usar, e também vem com um aplicativo 100% gratuito para o seu smartphone, assim você pode editar em movimento.

PicMonkey – foi descrito por especialistas como “incrivelmente grande foto ferramenta de edição”.

FotoFlexer –  FotoFlexer ainda permite que você trabalhe com camadas!

#4 Adiar o JavaScript

Ao minimizar a quantidade de JavaScript necessário para processar a página, e adiar a análise do JavaScript desnecessários até que ele precisa ser executado, você pode reduzir o tempo de carregamento inicial de sua página.

Na maioria das vezes, existem uma grande quantidade de JavaScript analisados durante o carregamento inicial. Você deve avaliar quais arquivos JavaScript que podem ser adiados para reduzir o bloqueio da página processada.

Tenha cuidado, porém não adie arquivos JS que vão afetar a forma como a página executa, pois eles não devem ser adiantados. Analise as implicações de adiamento com os desenvolvedores.

Estão prontos?

Otimizar o seu site para um melhor desempenho pode parecer uma tarefa sem importância, mas não fazê-lo significa perder dinheiro e consumidores, como vimos no post.

Você pode começar a trabalhar com sua equipe de TI e Marketing, estabelecendo as prioridades de desempenho, identificando os problemas e ajustando-os. Depois de seguir as nossas dicas de melhoria no desempenho do site, você terá retornos visíveis e que são essenciais para seu negócio crescer.