28jul 2016

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EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NA WEB – O QUE É E COMO MELHORAR?

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A Experiência do Usuário, também conhecida como UX (do inglês User Experience) é um conceito que designa os sentimentos que uma pessoa tem ao utilizar determinado produto, sistema ou serviço. No caso deste artigo, vamos falar sobre a Experiência do Usuário na web, ou seja, ao navegar em determinados websites (lojas virtuais, blogs e páginas em geral).

Para que o usuário tenha uma boa experiência de navegação, ele deve conseguir realizar tudo o que precisa sem encontrar obstáculos que atrapalhem o processo. E isso é importante pois a tendência é que os usuários retornem aos websites nos quais tiveram uma boa experiência de navegação, enquanto aqueles que apresentaram barreiras/problemas dificilmente receberão uma segunda chance. 

Certos elementos motivam o usuário a continuar navegando ou a abandonar o site, ou seja, proporcionam uma boa ou má experiência de navegação, respectivamente. Veja abaixo alguns exemplos:

Design: o site deve ser visualmente agradável, afinal, a primeira impressão é sempre a que fica. Sendo assim, o layout deve transmitir credibilidade e ser composto por imagens de alta qualidade. 

Conteúdo: quando o usuário acessa o website, ele cria uma expectativa a respeito do que encontrará lá dentro. Se a página não oferece conteúdo relevante ou não cumpre o que prometeu, a experiência do usuário com certeza será negativa.

Publicidade: excesso de banners e publicidade dentro da página podem acabar cobrindo o conteúdo do site, irritando o usuário. Quando isso acontece, ele abandona o site porque o foco foi desviado e ele não conseguiu acessar o que pretendia.

Lentidão: já está mais do que comprovado que os usuários não têm paciência para sites lentos. Em média, eles desistem de acessar uma página caso ela demore mais de 2 segundos para carregar. 

Adaptabilidade: cada vez mais cresce o número de usuários que acessam a internet através de dispositivos mobile, portanto é fundamental que o site seja responsivo. Caso contrário, o usuário terá acesso a um site desconfigurado através de seu celular, prejudicando a sua experiência de navegação.

Oferecer uma boa experiência para os usuários é importante para fidelizá-los. No comércio eletrônico, por exemplo, quando um usuário abandona a página a loja perde a oportunidade de vender, diminuindo a sua taxa de conversão. Além disso, quando um usuário fica insatisfeito, ele compartilha a sua experiência negativa com outras pessoas, prejudicando a reputação daquele site.


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