14mar 2016

0

635

COMO CRIAR UMA RÁDIO ONLINE. VEJA AQUI!

capa-blog_radio-on

Criar uma webrádio é muito fácil. A principal vantagem das rádios online é que na internet não existe limitação geográfica e, portanto, é possível alcançar pessoas no mundo todo.

Através do Streaming Delivery da UPX, você pode criar uma webrádio independente ou então transmitir, na internet, a mesma programação da sua estação de rádio convencional, multiplicando o alcance da sua audiência.

Existem duas maneiras de fazer a transmissão: ao vivo ou sob demanda. Confira abaixo o passo a passo:

 

Rádio ao vivo

O Streaming ao vivo permite a criação de uma rádio online em tempo real. Tudo o que você precisa é de uma placa de captura ligada a um computador e uma boa conexão com a internet.

 

1- Domínio

Antes de tudo, é preciso registrar um domínio (que nada mais é do que o endereço do website). Isso pode ser feito no site www.registro.br, por exemplo.

2- Hospedagem

Em seguida, é preciso armazenar a sua rádio online e todo o conteúdo em um local de hospedagem. Além do serviço de Streaming, a UPX também oferece aos seus clientes o serviço de hospedagem.

3- Captura do conteúdo

 

gráfico_01

 

A produção do conteúdo é por sua conta. Através dos equipamentos necessários (microfone, placa de captura, mesa de corte etc), você captura o conteúdo (locução, por exemplo) que será enviado a um computador.

OBS: Caso você não possua os equipamentos supracitados, é possível gerenciar a rádio por meio de um software como o ZaraRadio, por exemplo. Com ele você executa transições entre as músicas, ativa ou desativa o microfone, adiciona publicidades, vinhetas etc.

4- Encoding

O conteúdo que foi capturado se apresenta em formato analógico. Para que ele seja digitalizado e transmitido aos nossos servidores, utilizamos um processo chamado encoding (através de um software (encoder) fornecido pela UPX e instalado no computador do cliente).

5- Envio do conteúdo

O mesmo software que faz o encoding do conteúdo também é responsável por enviá-lo aos servidores UPX.

OBS: Para transportar o seu conteúdo ao vivo aos servidores da UPX, a conexão de internet ligada ao hardware que está capturando seu conteúdo deverá ter uma largura de banda de UPLOAD, se possível, no mínimo 3 vezes superior ao bitrate escolhido.

6- Transmissão

Por fim, os servidores UPX realizam a distribuição do conteúdo até os usuários finais, que poderá ser acessado nas mais diversas plataformas: desktops, tablets, smartphones etc.

 

Rádio sob demanda (Auto DJ)

Também conhecido como Auto DJ, o Streaming de áudio sob demanda permite a criação de uma rádio online sem a necessidade de manter um locutor em tempo real. Através de playlists pré selecionadas, o conteúdo é transmitido (em ordem ou aleatoreamente) quando o cliente quiser.

 

1- Domínio

Assim como no caso da rádio ao vivo, aqui também é preciso registrar um domínio para o site da sua webrádio através de um site como o www.registro.br

2- Hospedagem

O próximo passo é hospedar a rádio e o conteúdo. Isso pode ser feito através do serviço de hospedagem oferecido pela UPX.

3- Upload do conteúdo

gráfico_02 (1)Os arquivos (músicas, locuções, vinhetas, publicidade etc) já estão armazenados em um computador e precisam chegar até os servidores da UPX. Isso é feito via FTP, uma forma de transferência de arquivos por meio de um software.

4- Playlists

Chegou a hora de criar a sua programação. Você só precisa criar playlists contendo a sua programação e elas serão executadas (em ordem ou aleatoreamente) no dia e no horário que você escolher.

5- Transmissão

Os servidores UPX são então responsáveis por distribuir o conteúdo aos usuários finais, que poderão acessá-lo dos mais diversos dispositivos: desktops, tablets, smartphones etc.

 

Para mais informações, fale com nossos especialistas!

UPX Technologies | Fale conosco