22maio 2014

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BATE PAPO NA ESHOW SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CDN NO BLACK FRIDAY

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Quarta-feira, dia 21 de maio, palestramos na eShow (maior feira de e-commerce). Foi um bate-papo muito bacana com os responsáveis da Farm e Livraria Cultura sobre a importância da CDN no Black Friday e reunimos os principais assuntos para você ficar por dentro de tudo que rolou. Vem ver!

Começando com os participantes desse incrível bate-papo que reuniu Cliente, Fornecedor e Integrador. Bruno Prado – CEO da UPX e VP de TI da ABRADI, que é responsável por todo o cuidado com os e-commerces utilizando a CDN da UPX. Marcelo Xavier Gomes – Gerente de Infra Estrutura e Telecomunicação na Livraria Cultura S/A, Aílsom F. Heringer – E-commerce da ANIMALE/FARM e CEO da MATERA, Carlos Augusto Leite Netto.

Marcelo cuida da Infraestrutura da Livraria Cultura, contém 19 lojas físicas e o site e-commerce da marca, a marca possui os livros como carro chefe, vende acessórios e e-books, possuem parceria com a Kobo.

Já Ailsom é responsável pelo e-commerce do grupo Farm e na palestra contou o case do e-commerce da Farm que é o carro chefe da marca, grande sucesso. Convidou Carlos da Matera, que é o integrador e responsável pelo site da Farm para contar todos os detalhes dos bastidores Black Friday, “Conseguimos sucesso utilizando a CDN, senão não conseguiríamos” afirma Ailson logo no início.

Você que tem e-commerce, agências digitais, sites e blogs não podem perder!

Preparação para Black Friday

O primeiro tema abordado foi sobre a preparação feita para o Black Friday. Marcelo iniciou falando que há um planejamento para o Black Friday envolvendo todas as áreas da empresa num período de dois meses antes dele acontecer, alinhando todas as variáveis ‘do pedido feito no site até a entrega do produto na casa do cliente, combinando o jogo com todos os parceiros envolvidos. Com a CDN da UPX a gente faz o Black Friday tranquilamente, temos a satisfação de ter feito a última Black Friday com um excelente resultado. A UPX dava o monitoramento a cada hora controlando a situação’, afirmou Marcelo.

Ailsom também deu seu depoimento sobre a preparação da Farm para o Black Friday, falando sobre o Front-end e deixou claro que a Farm tem acessos diários altos, então para o Black Friday é imprenscidível um planejamento. A preparação também se inicia dois meses antes da data, envolvendo Marketing, TI e a Logística, com o remanejamento de peças para o dia de descontos. A parte técnica do site a Matera fica responsável, eles fazem os estudos e testes reais para que tudo funcione. Carlos da Matera, explicou que fazem testes reais, ‘bombardiamos o site com acessos e com inúmeras situações para ajustá-lo. Por exemplo, desativamos a rádio e o blog do e-commerce da Farm no Black Friday, pois o foco nesse dia é total para vendas. Vamos ajustando a infraestrutura dele para otimizá-lo.’ Agora vamos falar dos números, são bem interessantes.

Acessos no Black Friday

Carlos e Ailsom abriram os números da Farm do último Black Friday, foram 7.000 acessos simultâneos, 1 venda por segundo no horário de pico, que foi da meia noite a uma hora da manhã. Carlos também respondeu a pergunta da plateia se trabalhavam nesse dia, e ele disse que sim, que é montada uma equipe que monitora em tempo real. Bruno também afirmou sua parte técnica da CDN da UPX e que cada um dos participantes da Farm no caso, cuidam da sua função para garantir o check out (a compra efetiva), objetos estáticos, operação de ciclo de informações etc. ‘Para essa operação montamos uma ‘sala de guerra’, olhando log por log o que está acontecendo, dando o suporte para a Farm’, indagou Bruno.

Uma pergunta feita na plateia, sobre como existe a percepção de que o usuário está ficando frustrado com a compra, Bruno respondeu rapidamente que é o tempo de check out e Carlos inteirou ‘Monitoramento! Se os acessos estão dentro do que foi testado, se está vendendo, está perfeito! Outra evidência são as redes sociais, tivemos apenas 2 reclamações através do Facebook’.

Marcelo também expôs os números do Black Friday da Livraria Cultura. ‘Tivemos 9.000 acessos simultâneos, com uma média diária de 2.500 acessos, esses acessos são garantidos pela CDN da UPX que funcionam muito bem e que aliviou a carga dos servidores. Como o Carlos disse, os testes são feitos anteriormente. Com a CDN da UPX o tempo de compra foi de 30 segundos para usuários cadastrados e, para usuários sem cadastro prévio foi de 40 segundo a 1 minuto e 30 segundos.

Bruno discorreu sobre o depoimento de Marcelo, ‘esses 9.000 acessos simultâneos são rápidos, o cliente vai direto no que ele quer e o tempo de check out tem que ser rápido. A Experiência do Usuário (UX) é muito importante, ele entra, escolhe o livro, dá o zoom na capa e vai direto para o carrinho, o processo tem que ser rápido e satisfazer o cliente.

Redução de custos com a CDN

Falando da redução de custos com a utilização da CDN, existe uma economia com servidores, não precisa ter uma mega infraestrutura, banda etc explicou Bruno. Carlos falou da experiência sem CDN e com CDN. SEm a CDN o consumo de banda era muito alto, estourando sempre a banda do Data Center. Com a CDN, existe uma boa experiência e confiança com a UPX que o teste de banda nem é realizado para o Black Friday, ‘A gente tava perdendo e agora pesca. A diferença utilizando a CDN da UPX foi da água para o vinho’. Ailsom completou o depoimento da Farm, ‘sem a CDN perdemos muitas vendas, a banda não aguentava, com a CDN você economiza com Data Centers Nacionais’, Bruno disse que alinhando os aspectos do site para otimizar a Experiência do Usuário.

Ailsom disse que o site da Farm é muito visual, então as fotos são de alta resolução, os detalhes das roupas devem ter um zoom eficiente. O público feminino pede isso. Ailsom completou ‘Como o consumo de banda é muito alto, por mais que funcione o custo também tem que ser reduzido, quando migramos para os servidores nos EUA utilizando a CDN, a redução nos custos chegou a ⅓ do que era.

Marcelo da Livraria Cultura concordou com as opiniões dos colegas, e disse que ‘a partir disso conseguimos’ chegar no nível de atendimento e com a CDN reduzindo os custos com Data Center.

A conclusão é que a CDN faz a total diferença no Black Friday!