13abr 2016

0

311

ATAQUES DDOS AOS JORNAIS DA SUÍÇA DEIXAM 7 WEBSITES FORA DO AR

capa-blog_ddos-na-suica

No último mês (março/16), edições online dos principais jornais da Suíça foram vítimas de ataques DDoS e ficaram parcial ou totalmente fora do ar por aproximadamente 3 horas. De acordo com o responsável pela Associação dos Media Suecos, o ataque foi extremamente sério e perigoso, pois ameaçar o acesso à cobertura das notícias significa ameaçar também a democracia.

Embora ninguém tenha assumido responsabilidade pelos ataques, pouco antes do ocorrido uma conta no Twitter postou uma mensagem afirmando que o governo e a mídia da Suíça seriam alvos nos próximos dias, devido à divulgação de falsa propaganda. Isso prova, mais uma vez, que os motivos para a realização dos ataques DDoS são os mais variados possíveis.

Neste caso, o objetivo era punir a Mídia Sueca por algum conteúdo que foi divulgado, mas as consequências se extenderam a milhares de usuários que fazem uso dos jornais diariamente. Ou seja, além de prejudicar as empresas (Dagens Nyheter, Svenska Dagbladet, Expressen, Aftonbladet, Dagens Industri, Sydsvenskan e Helsingborgs Dagblad), prejudicou também os seus clientes, que ficaram sem acesso a informação.

Nunca se sabe quando ou por qual motivo a sua empresa pode se tornar vítima de um ataque DDoS. Muitas vezes, os atacantes desejam passar alguma mensagem ou apenas mostrar que são capazes de realizar uma ação desse porte. Por isso, soluções que mitigam os ataques na nuvem antes que eles alcancem os servidores de origem são a melhor maneira de proteger a sua operação.

Conheça o IPTS da UPX | Fale conosco