04nov. 2016

0

64

ATAQUES DDoS À DYN DERRUBAM MAIS DE 60 SITES NOS EUA

Internet, IP Transit Security by Fernanda Leite
capa-blog_ddos-dyn

No dia 21 de outubro, a Dyn (uma das maiores fornecedoras de DNS do mundo) foi vítima de uma série de ataques DDoS e a disponibilidade de mais de 60 sites foi prejudicada. Os ataques Distribuídos de Negação de Serviço sobrecarregaram os servidores da empresa com tráfego “sujo”, impossibilitando-os de atender às requisições legítimas dos usuários. Dentre os sites prejudicados, estão: Twitter, PayPal, Netflix, Spotify e SoundCloud. 

Ataque DDoS a um provedor de DNS

Existem duas formas de acessar uma página na internet (pelo nome de domínio ou endereço IP). Do inglês Domain Name Systen, o DNS funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes e domínios, possibilitando aos usuários digitar o nome do site (www.upx.com.br) em vez de uma sequência composta por números e pontos.

No caso da Dyn, os sites foram prejudicados pois os servidores DNS que lidavam com eles foram sobrecarregados com o tráfego falso (DDoS). Não se sabe ao certo quem fez ou qual foi a motivação desse ataque, mas é possível que tenha sido uma demonstração de força no caso de Julian Assange (do Wikileaks) ou devido a um artigo publicado sobre os riscos de ataques DDoS aos prestadores de serviço.

Os ataques DDoS

Os ataques DDoS têm crescido em tamanho e intensidade. Com a propagação do fenômeno chamado “Internet das Coisas (IoT)”, que possibilitou conectar aparelhos do dia a dia à Internet, tem ficado cada vez mais fácil para os hackers utilizarem esses dispositivos vulneráveis (câmeras IP, por exemplo) para formar uma grande botnet e realizar os ataques. Isso acontece pois esses dispositivos não possuem requisitos de segurança adequados (vêm de fábrica com senhas fracas e fáceis de serem descobertas, por exemplo).

É preciso se proteger

Ficar fora do ar, pelo menor período que seja, pode trazer grandes prejuízos a uma operação. Além das perdas financeiras, os danos à reputação da marca podem destruir anos de confiança e credibilidade.

Fale com nossos especialistas e veja como o IP Transit Security da UPX pode proteger os seus negócios!

UPX Technologies | Fale conosco