26jul 2016

0

346

ATAQUE DDoS DEIXA O SITE DO TJ-RJ FORA DO AR

DDoS, IP Transit Security by Fernanda Leite
capa-blog_ataque-ddos-tjrj

Na última semana, mais especificamente no dia 19 de julho, o acesso ao aplicativo WhatsApp foi suspenso devido à ordem da juíza Daniela Barbosa Assunção de Souza, da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro. Em resposta ao bloqueio, o grupo de hacktivistas Anonymous Brasil lançou um ataque DDoS contra o site do TJ-RJ, deixando-o fora do ar.

O ataque sobrecarregou os servidores do TJ-RJ e deixou a página offline como uma forma de protesto. O mesmo aconteceu em maio de 2016, quando o mesmo grupo hacktivista se manifestou também contra o bloqueio do WhatsApp e tirou do ar as páginas do governo do estado de Sergipe, do Tribunal de Justiça de Sergipe e da Justiça Federal de Sergipe, como forma de protesto.

Ataques DDoS são diversas requisições enviadas a um servidor com o objetivo de sobrecarregar a sua largura de banda, deixando um serviço indisponível. Neste caso, os servidores do site do TJ-RJ ficaram sobrecarregados a ponto de tirar a página do ar. Com isso, milhares de pessoas ficaram impossibilitadas de acessar o site e, além disso, a notícia se repercutiu, prejudicando a imagem do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Casos como esse não são raros de acontecer, e o hacktivismo tem sido cada vez mais praticado. Com os ataques DDoS, os atacantes conseguem prejudicar uma operação diretamente ou indiretamente (muitas vezes o principal objetivo é causar impacto, e não prejudicar a organização que foi atacada). Por essa e outras razões, investir em segurança digital tornou-se fundamental.

O IP Transit Security da UPX é uma solução que mitiga os ataques DDoS na nuvem, antes que eles alcancem o servidor de destino (alvo) e prejudiquem toda a operação. Fale com nossos especialistas para mais informações!

UPX Technologies | Fale conosco