18ago. 2016

0

65

A UTILIZAÇÃO DO CACHE-CONTROL NA MELHORIA DE PERFORMANCE DA CDN

CDN by Fernanda Leite
capa-blog_Cache-Control-na-DN

A CDN (Content Delivery Network) tem como função acelerar a entrega de conteúdos de um site até o usuário final, através de um processo denominado “cache”. Nesse processo, a CDN da UPX busca o conteúdo requisitado (pela primeira vez) no servidor de origem do cliente, e o armazena também em seu servidor que estiver mais próximo do usuário, para que nas próximas requisições o conteúdo seja entregue pelos servidores da UPX, e não do cliente.

O que é Cache-Control?

O Cache-Control pode ser utilizado para definir políticas de resposta de cache, otimizando ainda mais a performance da CDN. O cabeçalho Cache-Control pode possuir vários parâmetros. Dentre eles, dois são extremamente importantes para o objetivo de se acelerar a entrega do site através da CDN:

max-age: permite definir um valor de tempo (em segundos) que determina o prazo de validade do objeto no cache da CDN.

Quanto aos conteúdos estáticos do site (imagens, por exemplo), que não são alteradas por um longo período de tempo, é possível acionar a opção de deixá-las cacheadas por até 1 ano. Já para os conteúdos dinâmicos, que se alteram com maior frequência, é possível definir um tempo de cacheamento menor (em segundos). Esse processo garante que o usuário que acessar o site receba sempre o conteúdo atualizado e, ao mesmo tempo, evita que a CDN renove o cache de conteúdos que não precisam (pois já estão cacheados).

public: permite que todos os caches (transparentes ou não) armazenem uma cópia do objeto pelo prazo determinado pelo max-age, acelerando ainda mais a entrega do conteúdo.

Além das duas opções citadas acima, é possível também definir quando não se deve realizar o cache de conteúdo.

no-cache: permite definir quais conteúdos nunca deverão ser cacheados.

Caso excepcionalmente queira fazer passar pela CDN conteúdo HTML oriundo de uma aplicação dinâmica (ex.: feita em PHP ou outra linguagem) em que não se deva cachear, é possível sinalizar a CDN para não cachear o objeto.

Vantagens do Cache-Control

Utilizando o Cache-Control, você maximiza os efeitos da CDN e obtém ainda mais:

– Rapidez na entrega do conteúdo

– Melhoria na experiência do usuário final

– Melhoria de performance

– Diminuição na carga do servidor do cliente


Fale conosco e conheça a CDN da UPX !

UPX Technologies | Fale conosco