16nov. 2015

0

1744

A IMPORTÂNCIA DA CONEXÃO DO USUÁRIO FINAL NO STREAMING

capa

Sabemos que é muito importante todos os processos que envolvem o Streaming, já demos algumas dicas sobre esses fatores que o influenciam: passo a passo para chegar ao espectador, dicas de placas de captura, dicas de conexão para você que fará a transmissão (que você encontra aqui no blog/link) e agora, vamos falar da influência da conexão do usuário final para o Streaming.

Internet no Brasil

Nesta última semana, foram publicadas muitas notícias envolvendo o tráfego de internet no Brasil com o início da Copa. Mas o que isso interfere no seu Streaming? Vamos lá!

Foi anunciado pela empresa Oi, que é responsável pela internet na Copa, que nos primeiros 10 dias do evento, o volume de informações equivale a 9 milhões de fotos em alta resolução ou 35 milhões de fotos em resolução normal. Essa marca já supera o total de dados trafegados nas redes da Copa do Mundo FIFA de 2010 durante toda a competição, fazendo desta a Copa mais conectada da História com recorde de tráfego de dados.

Robert Pepper, vice-presidente da Cisco, fez uma projeção de que o tráfego de internet que será gerado durante os 64 jogos da Copa em todo o mundo será de 4,3 exabytes, o equivalente a três vezes o tráfego gerado por mês no Brasil. Pra se ter ideia, no jogo entre Estados Unidos e Alemanha pela Copa gerou fluxo de 6 terabytes por segundo, a internet registrou a maior transferência de dados de sua história, (Fonte: Exame). Incrível né?

Por outro lado, esse panorama contrapõe a realidade enfrentada pelos usuários de internet no Brasil, que caiu pela terceira vez consecutiva, no ranking de velocidade média de conexões de internet divulgado por uma empresa de internet. Segundo o estudo, os brasileiros acessaram a internet com uma velocidade de 2,7 megabits por segundo (Mbps) no 3º trimestre de 2013. O resultado coloca o país na 84ª posição do ranking, que considerou 140 países. No dia a dia sabemos o quanto é difícil visualizar vídeos ou encontrar até sinal 3G no celular, isso também interfere no resultado final do Streaming do usuário final.

Analytics UPX

Pensando em tudo isso, informamos mais uma novidade no nosso serviço de Streaming. Agora na plataforma Analytics da UPX, que é a solução de análise de audiência que fornece uma ótima visualização ao gerar relatórios em tempo real para nossos clientes, mensurando dados do seu tráfego durante sua transmissão, seja ela ao vivo ou sob demanda, áudio ou vídeo, relatando seu desempenho em gráficos intuitivos, em tempo real. Lá nossos clientes tem o resultado comprovado se o conteúdo está ou não dando o retorno esperado, consegue avaliar os horários que possuem mais audiência e maior duração (tempo conectado), o que dá certo na sua programação e o que se pode melhorar. É uma ferramenta incrível para o seu negócio.

E a novidade?

e a novidade?

 

Agora incluímos mais um relatório chamado de ISP Stats (Internet Service Providers Statistics) que significa Estatísticas dos Provedores de Internet no Streaming. Com essa ferramenta você consegue analisar quais são os provedores que os seus espectadores utilizam, vamos dar um exemplo real.

Este é o ISP, no gráfico estão os principais provedores do seu Streaming, podemos notar que este cliente tem três maiores provedores: 31% dos espectadores são da GVT, 31% são da NET Virtua e 17% são da Oi. Este relatório é atualizado em tempo real, mas você consegue selecionar períodos de datas, como no exemplo acima, e exportar os dados em PDF. Além da função de filtrar os 20, 100 ou todos os provedores de internet dos seus espectadores.

Mas, o que fazer com estas informações?

Como falamos acima, a internet no Brasil tem que melhorar muito. Sabemos que a conexão é fundamental para o Streaming e, se o seu espectador não tem uma boa conexão, o resultado do Streaming será prejudicado.

A conexão é sim um fator que prejudica o Streaming, às vezes todos os passos foram feitos corretamente, mas a conexão do espectador enfrenta problemas, pois a provedora que ele utiliza está sofrendo com problemas de rota, de sobrecarga de banda, com problemas de infraestrutura. Com essa informação você consegue analisar qual é a provedora que sua audiência mais utiliza e, quando houver problemas com essas empresas, seu Streaming poderá sim ser afetado. Existe uma lista na internet (Listacaiu) é um visualizador das indisponibilidades da internet brasileira, lá você consegue ver todos os problemas dos usuários filtrado por provedores e fazer sua reclamação.