18jun. 2015

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6 DICAS PARA OTIMIZAR CORRETAMENTE O SEU SITE MOBILE

CDN by Fernanda Leite
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Cada vez mais pessoas estão utilizando dispositivos móveis, como iPhones, Androids e Tablets para acessar o seu site. Já se perguntou como elas te encontram? Isso é importante! Na maioria das vezes é através das pesquisas feitas em sites de buscas, como o Google. Também pode ser digitando o endereço do site depois de ver um anúncio, ou qualquer outro link com a sua URL. Preparamos um post falando da importância do site mobile, com 6 dicas imperdíveis. Vem ver!

 

Antes de começarmos, me deixe perguntar algumas coisas:

Seu site está preparado para receber visitas em telas menores, como as dos celulares?

Em quanto tempo ele carrega?

Os usuários podem encontrar facilmente o seu número de telefone e outras informações de contato?

 

Algumas estatísticas comprovam a importância de ter um site mobile otimizado, principalmente para você não perder seus clientes:

74% dos usuários o abandonarão depois de aguardar 5 segundos um site mobile;

57% tiveram problemas ao acessar sites mobile;

46% não voltariam para um site de baixo desempenho.

 

Estas são preocupações reais que as empresas devem ter com seus sites, mesmo que a metade da população adulta esteja utilizando seu Smartphone para fazer pesquisas ou procurar um provedor de serviços online.

Se possíveis clientes entrarem no seu site e encontrarem dificuldade de usabilidade, por exemplo, não encontrarem informações de contato ou, pensando em um caso pior ainda, de que o seu site não carrega, você acha que eles vão ficar conectados? Não, vão procurar outro site (possível concorrente), que tenha rapidez e qualidade nas informações, gerando uma boa experiência no usuário.

Preparamos algumas necessidades essenciais para deixar seu site acessível em desktops, bem como tablets e smartphones.

 

#1 Diferentes conteúdos para cada plataforma

O primeiro passo na criação de um site móvel é determinar o conteúdo que você vai incluir. Dada a quantidade limitada de espaço na tela, é importante descobrir quais são as peças-chave de informação do seu site, aqueles itens que os visitantes procuram mais e precisam encontrar rapidamente.

#2 Layout do seu site

Sites mobile são mais lento para carregar do que os sites web tradicionais, por isso é importante um número mínimo de páginas. Além disso, os usuários não têm paciência nem tempo de clicar em várias páginas profundas do seu site.

Diante disso, é importante que você mantenha o layout do site o mais flexível possível. Uma técnica que incentiva as pessoas a utilizarem é pensar como Steve Jobs. Como você sabe, Jobs é famoso por criar experiências para o usuário que são simples e intuitivas. Ao fazer isso, os visitantes terão uma experiência melhor quando estão em seu site.

Seja igual Steve Jobs, quando a Apple desenvolveu o seu site móvel, ao invés de criar um site cheio de opções confusas, eles o simplificaram e o limitaram, focando nos itens mais importantes, o que as pessoas mais buscam.

#3 Identidade visual

Mesmo que seu site móvel seja muito mais ágil do que o seu site padrão, você ainda vai querer incorporar os mesmos elementos de identidade visual em ambos os lados da equação.

Isto é importante por duas razões. Um site móvel é um ponto de contato da marca e, como qualquer outra propriedade, deverá refletir e promover a sua essência de marca. Além disso, para os usuários que já estão familiarizados com a sua empresa, um projeto semelhante vai fazê-los sentir como se eles estivessem visitando um velho amigo, que é uma consideração importante para os seus clientes mais fiéis.

#4 Utilize uma CDN

Implementar uma CDN (rede de distribuição de conteúdo) vai ajudar a entregar mais rápido os arquivos estáticos do seu site. A entrega dos conteúdos utilizando a CDN é feita por localizações geográficas. Quando um usuário entra em seu site, os arquivos (imagens, arquivos estáticos) são entregues a partir do Data Center mais próximo dele, reduzindo o ping (a latência). Assim, seu conteúdo é entregue muito mais rápido para o usuário final. É um ótimo investimento, com implementação rápida e que reduz seus gastos com servidores.

Outra coisa é redimensionar todas as imagens, isso aumentará automaticamente a velocidade do seu site. Indicamos o processador chamado ImageAlpha, outra alternativa é combinar os arquivos CSS manualmente, ou através de um dos plug-ins que também ajudam.

#5 Use o redirecionamento móveis

Uma vez que seu site foi concebido e pronto para funcionar, não se esqueça de colocar redirecionamentos no lugar que identificará se o visitante está usando um dispositivo móvel e redirecioná-lo para a versão otimizada do site mobile.

Uma vez que seus redirecionamentos estão ok, qualquer usuário mobile que clicar no seu site na web ou clicar em um link de um motor de busca, ele será automaticamente enviado para a versão móvel otimizada do seu site.

#6 Permitir que as pessoas visitem o site completo

Você trabalhou duro em seu site mobile, você quer que as pessoas o vejam e quer que as pessoas o adorem. Mas o x da questão é que, mesmo se você tiver feito um bom trabalho, enxugando seu conteúdo, provavelmente haverá alguém que quer informações que você optou por não exibir.

Como os sites móveis são um novo cenário para a maioria dos profissionais de marketing, projetar e construí-los pode ser um desafio. No entanto, sites mobile trazem uma oportunidade incrível para mostrar a sua marca e a sua criatividade. Contanto que você atenda as necessidades do usuário, para que ele se mantenha fiel à sua marca.

Quais são seus planos e ideias sobre isso? Você criou um site móvel para o seu negócio? O que funciona e o que não funciona? Deixe o seu comentário que a gente pode compartilhar ideias.